sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A força da inércia

Há fases da nossa vida em que muita coisa não faz sentido, principalmente quando se trabalha com atividades stressantes. A vontade é de ligar o foda-se e mandar meio mundo de gente se foder. Mas enquanto o nosso lado racional nos proibe de fazer esse tipo de proeza, adotamos táticas de auto-defesas da chatisse em praticas de procrastinação - de deixar tudo pra depois, afinal porquê fazer hoje se podemos fazer tudo amanhã?

Versão diurna do "Só mais 5 minutos"

As vezes temos que resolver tanta coisa que perdemos o foco e nossos problemas se transformam numa bola de neve. Ou as vezes é pior ainda, vamos postergando o problema, empurrando com a barriga com uma falsa sensação de alívio temporária.

Em suma é como na época do colegial quando um professor filho da puta nos passava um trabalho - durante as férias inteira você ficava pensando no trabalho, não descansava direito, as vezes tinha até pesadelos, mas nunca pensava em fazer o maledito trabalho.

Vou colar um trecho do link da procrastinação:

"Fase crítica – O início da vida adulta, dizem os especialistas, é o período mais crítico quando se fala em procrastinação. Na adolescência, o adiamento é conseqüência principalmente do medo de fazer alguma coisa e ser criticado. Por volta dos 24, 25 anos, a pessoa começa a ser obrigada a assumir responsabilidades que, antes, quando contava mais com o auxílio direto dos pais, podia delegar com certa facilidade.

'A pessoa sofre o impacto das muitas coisas que tem de realizar e, como ainda não tem o know-how para conciliar tudo, pode adiar decisões importantes'.

O problema é que, nesse período, se a pessoa não parar para refletir sobre os motivos do adiamento, pode fazer com que esse comportamento torne-se padrão em sua vida.
Muitas crianças acabam se tornando procrastinadoras por causa dos pais. 'Se o pai diz que o filho só pode sair para brincar se arrumar o quarto antes, mas não explica a importância de priorizar as coisas, a criança vai ficar ansiosa para sair e pode não se concentrar na arrumação'. "


Você só vai jogar video-game depois que comer tudo.

E realmente é muito foda romper a inércia, sair desse ciclo vicioso - mas se você leu esse post até aqui, sugiro um desafio à você. Comece a resolver uma pendencia qualquer no seu trabalho, mas não pare até concluir, verá como seu dia vai ser produtivo.

Nos posts futuros continuarei esse assunto, sobre foco, hiperatividade e hiper-foco.

Just my 2 cents.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se comentar, cerveja nunca vai faltar!