sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O lado escuro do Poker

Poker é um jogo envolvente, o mais simples de se aprender, no entanto o mais complexo de se dominar - cheio de sutileza, mas um jogo de macho e pra quem tem nervos de aço.

Mas se falando em jogos, ele pode se tornar muito viciante. E se você tem o costume de jogar apostado; perder dinheiro enquanto joga - mesmo se o seu objetivo é ganhar, evidentemente.

Um jogo de poker e a bolsa de valores são muito parecidos nesse sentido, qualquer um pode perder, mesmo um profissional de classe mundial. E por mais que os profissionais digam que poker não é baseado em sorte, existe uma frase de John Forbes Nash (gênio da terio dos jogos e ganhador de uma prêmio nobel) que diz: a cada fracasso meu aumento as minhas chances de vitória. Matemática pura, mas analogamente um dia Davi ganhou do gigante Golias.


(Royal Flush no World Series of Poker 2007)

Ser viciado não é bom. As novelas da Globo vivem retratando de forma iconizada que viciados só tomam no rabo. Todo viciado acaba preso, falido, sem familia, com a vida totalmente fudida. E especialmente em jogos de carteado, ficar viciado em alguma coisa que exige mais e mais dinheiro pode se tornar especialmente doentio.

Segue abaixo algumas regras que bons jogadores seguem para evitar os lados escuros do poker:

* Não jogue quando está cansado. Ou bêbado. Ou zangado. Ou triste. Vai fazer más decisões. Isto sai caro.

* Nunca jogue com dinheiro que não tem condições de gastar. Nunca leve como garantido que ganhará. Mesmo que consiga otimas cartas, poderá ter má sorte. Vez apos vez. O poker é assim mesmo.

* Joga num nível que concorda com as suas finanças. Jogando num nível alto demais o fará cauteloso e assustado. Jogará pior que se jogar num nível mais baixo, e os seus oponentes serão melhores jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se comentar, cerveja nunca vai faltar!