domingo, 28 de junho de 2009

Como organizar suas contas

Fala pessoal,

Depois de uma sumida do Blog. Eis um tema que eu andei pesquisando bastante nos últimos tempos - depois de ter sofrido bastante com umas noites mal dormidas.

Sua conta vive menstruada? Ou é meio furada e tudo que cai lá some?

Vamos ao resgate da sua paz financeira. Baseado nos conselhos de Robert T. Kiyosaki - criador do jogo financeiro/educativo Cashflow e também co-autor do livro Pai Rico, pai Pobre.

(O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro)

Introdução

Não sou o colaborador mais adepto de posts ao estilo lero-lero, mas nesse caso você precisa entender o porquê das coisas, ou seja, resumindo para onde iremos ao final desse post?

No princípio, todos nascemos sem dívidas. E por algum motivo "mágico", chegamos a uma situação em que nosso "salário" ou renda mensal só apaga o incendio e continuamos a rolar o problema para o próximo mês. Uma analogia que costumo utilizar é de chuva no deserto - antes de pingar no solo a água de evapora e o problema continua lá, para evaporar a chuvinha do próximo mês.

Guia de Leitura


Clique aqui para fazer o download do e-book

O jogo

Trata-se de um jogo financeiro/educacional, de tabuleiro - a primeira coisa que vocês irão perceber é que o jogo é meio trabalhoso, isto é, você precisa montar de forma "semi-automática" suas planilhas de gastos, isto é, organizar seu Cashflow.

Não existem assistentes em contras de títulos, se você fugiu das aulas de matemática e é péssimo de matemática básica, vai encontrar uma justificativa bem simples e que se ju$tifica ao tentar jogar.

Clique aqui para fazer download jogo versão eletrônica

Considerações finais

Se você começou lendo esse post achando que encontraria uma receita mágica para zerar suas contas, não se apresse. Porque o primeiro passo será muito bem descrito pelo livro.

A receita de bolo é:
  1. Pagar as dividas de maior taxa primeiro (cartão de crédito, cheque especial - por exemplo).
  2. Fazer um levantamento para ver de fato quanto você ganha e quanto você gasta mensalmente.
  3. Fazer previsão dos gastos anuais como Imposto de Renda, IPVA e Seguros.
  4. Criar a hábito de controlar suas contas.
Se você não é muito fã de montar planilhas, sugiro o pyContas: http://www.guilhermejr.net/pycontas-03/

Um ótimo começo e boa jornada para todos ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se comentar, cerveja nunca vai faltar!