terça-feira, 17 de novembro de 2009

Como fazer a chupeta na bateria do carro

Ando sem paciência ultimamente, andei procurando uns posts na internet e eis que encontro o abaixo do www.carrosblog.com - clique aqui para ler o post completo - segue abaixo um trecho do post original.

A alguns dias atrás eu ou minha mulher, um de nós dois acabou deixando o som do carro ligado, como ficamos 2 dias sem ligar o carro e a música correndo solta a bateria acabou indo pro “beleleu”, sim foi preciso fazer a famosa chupeta.

chupeta

Vi que é preciso tomar alguns cuidados com a chupeta existe cabos e cabos para vender no comercio, infelizmente os mais baratos não funcionam, foi o que aconteceu comigo no mesmo dia, era um cabo de menos de R$10 fino como um fio, não existia possibilidade de como passar a carga para simplesmente, ligar o carro, foi preciso ligar para um amigo e pedir o cabo emprestado.

Fiquei pensando no acontecido e agora te pergunto, você sabe fazer uma chupeta? Sabe se faz mal para o veiculo?

Vamos responder primeiro a segunda pergunta que é mais curta, simplesmente não, fazer chupeta não estraga o veiculo bem diferente do que fazer o carro pegar no tranco o que pode “trancar mesmo” o seu veiculo.

Como disse antes, a primeira coisa para uma chupeta é a utilização de cabos adequados, que passem energia o suficiente, procure em estabelecimentos especializados em carros, ou em auto-elétrica, não pensa de forma alguma em utilizar fios domésticos, os mesmos aquecem tanto que derretem podendo ocasionar um acidente grave.


Quando eu li isso, pensei poutzzzzz.... O objetivo do meu post foi pro beleléu!

A série de posts que estou escrevendo é sobre o manual de sobrevivência masculino, você necessariamente precisa ser meio MacGyver para conseguir realizar a proeza de fazer chupeta na beteria utilizando "qualquer" fio disponível.

Eu fiz no meu carro usando pura e simplesmente alguns metros de fios de cabo de rede.

Antes de comecar a ler, quem realmente tem o kit certinho com o bocal de jacaré e cabos de cobre deve achar que sou louco de fazer isso com cabo de rede - mas o objetivo do artigo é bastante simples:

  • Um cabo de rede é composto por pares de fios bastante finos, se você abrir um cabo de rede e separar somente 2 fios somente, por exemplo, e meter pólo a poló na bateria eles irão torrar o plástico que os reveste.
  • Se você trancar 2 pares de cabo de rede em cada pólo, aumenta o canal de condutividade - mas ainda sim não é o sufienciente para dar partida e ligar o carro.
Qual a solucão?

2 pares de cabo de rede não esquentam o sufiente para derreter o plástico que os envolvem, desta forma você liga primeiro um dos pólos (todos os manuais que já li diz para ligar primeiro o positivo, geralmente a bracadeira que vai na bateria tem a cor vermelha, mas digo por experiência própria: já fiz os testes com a ordem invertida e também funciona tranquilo, só gera mais fagulhas ao encostar o segundo pólo)

Importante: Mas ligar um pólo no outro da bateria também só funciona se você tiver o kit de cabos de cobre.

Então como fazer?

Ligar um dos pólos na bateria e o segundo pólo na parte esterna do motor do carro ou da lataria do carro. Parece loucura, mas quem entende um pouquinho de elétrica sabe que deve haver um ponto de fuga para a outra bateria recarregar.

Ou seja, o objetivo é fazer com que os elétrons da bateria carregada percorra a bateria descarregada para que a segunda seja recarregada mais lentamente.

Ou seja, lembra das aulinhas de física do 3o ano do colegial? Não iremos fazer uma ligacão paralela clássica para dar partida no carro aumentando a amperagem - iremos fazer uma ligacão paralela para não ter o perigo de dar partida e foder com a parte elétrica do carro, mas iremos colocar um ponto de fuga no circuito elétrico para que a bateria descarregada seja re-carregada.

Simples e funciona.

Até a próxima ;)

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